sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Silas Malafaia na mira da Polícia Federal em operação contra esquema de corrupção


A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (16) a Operação Timóteo, que apura um esquema de cobranças judiciais de royalties da exploração mineral devidos por mineradoras a municípios, com a Vale entre as empresas prejudicadas. O líder religioso Silas Malafaia estaria entre os alvos da operação.

Uma fonte da PF informou que o esquema envolvia a participação de um diretor do Departamento Nacional de Produção Mineral que abordava prefeitos para oferecer envolvimento no esquema de corrupção. Malafaia teria envolvimento no esquema, sendo utilizado para lavagem de dinheiro.

As investigações da PF apontam que Malafaia recebeu valores do principal escritório de advocacia responsável pelo esquema. A suspeita a ser esclarecida pelos policiais é que este líder religioso pode ter emprestado contas-correntes de uma instituição religiosa sob sua influência com a intenção de ocultar a origem ilícita dos valores.

De acordo com a PF, cerca de 300 policiais federais cumprem mandados de busca e apreensão em 52 diferentes endereços. Também estão sendo cumpridos 29 mandados de conduções coercitivas, quatro mandados de prisão preventiva, 12 mandados de prisão temporária, sequestro de três imóveis e bloqueio judicial de valores depositados que podem alcançar R$ 70 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário