domingo, 27 de outubro de 2013

Erro de Português em questão do Enem provoca comentários nas redes sociais


Uma questão na prova de ciências humanas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) despertou vários comentários nas redes sociais. A questão trata de uma charge que ironiza a política desenvolvimentista do governo de Juscelino Kubistchek.

Na charge, o ex-presidente aparece conversando com um personagem chamado Jeca. No texto do quadrinho, a palavra gasolina aparece grafada com a letra z no lugar do s. O diálogo é o seguinte:

"JK - Você agora tem automóvel brasileiro, para correr em estradas pavimentadas com asfalto brasileiro, com gazolina brasileira. Que mais quer?.

JECA - Um prato de feijão brasileiro, seu doutô".

O texto é de autoria do chargista Théo e foi retirado do livro Uma História do Brasil através da Caricatura (1840-2001).

No Twitter, os usuários fizeram piada da grafia da palavra. Um deles diz: "Aprendi no ENEM que escrevi 'gazolina' errado a minha vida toda!". Outro comentou: "#AprendiNoEnem que se baixarem minha nota na redação porque eu coloquei gazolina com 'z' eu armo um barraco!".

Também em publicação no microblog, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) diz que a questão do Enem não está errada. Segundo a autarquia, responsável pelo exame, "gasolina grafada com a letra 'z' respeita integralmente os direitos autorais da charge publicada", e ainda, "na mesma charge, a palavra doutor é grafada da seguinte forma: 'doutô', também respeitando integralmente os direitos autorais"


(Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário