quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Formigas podem ser mais perigosas para a saúde que as baratas

Muita gente morre de medo de barata, mas sente muito menos repulsa por outro inseto igualmente comum nos lares: a formiga. A primavera é o auge do ciclo reprodutivo das formigas, que invadem as cozinhas em busca de alimento e não são nada inofensivas.

Apesar do pequeno tamanho (muitas têm menos de meio milímetro), elas são consideradas até maiores agentes transmissores de doenças do que a temida barata.
 
— Se uma barata morta deixada no chão da cozinha desaparece de um dia para outro, ela provavelmente foi levada por formigas. Isso mostra que formigas são insetos muito perigosos — alerta o biomédico Roberto Martins Figueiredo.

Ele conta que, em busca de alimento, as formigas entram em contato com muita sujeira. Fezes, feridas, escarro e animais mortos são alguns exemplos. Ou seja, elas andam por lugares ainda mais sujos do que as baratas. E carregam em suas patas os mais diferentes tipos de micro-organismos nocivos, principalmente bactérias, fungos e vírus.

— Por isso, formigas são consideradas um vetor de quase todas as doenças infecciosas — reforça Figueiredo.
Consumir alimentos que tiveram contato com formigas é muito arriscado. Além de intoxicações alimentares, vômito e diarreia, esse hábito pode causar doenças como tuberculose (por se alimentar de escarro) e até lepra (por andar em ferimentos de outros animais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário