quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Detran soma 884 autuações em Natal por uso de celular ao volante

Celular ao volante é quarta maior causa de acidentes em São Paulo (Foto: Reprodução / TV Globo)O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) já registrou  884 autuações por uso de celular ao volante no trânsito de Natal no ano de 2013. Os dados computados até a última segunda-feira (21) pelo órgão apontam que esta é a segunda maior causa de multas na capital potiguar. Atualmente, perde apenas para a desobediência de dirigir sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que soma 980 casos.

Comparando o número ao mesmo período de 2012, no entanto, o Detran observou uma redução da prática. Naquele ano, houve 1.523 multas pelo uso de celular ao volante. Ela foi superada apenas pela transgressão de trafegar com velocidade superior a máxima em até 20%, que contou com 3.810 notificações.

Segundo Michel Platini, estatístico do Detran, os números divulgados são restritos às áreas de fiscalização de competência da instituição, como as avenidas Engenheiro Roberto Freire, na zona Sul da capital, e João Medeiros Filho, na zona Norte. “Certamente a quantidade de infrações é bem maior se contabilizarmos as notificações registradas pelo órgão municipal de fiscalização de trânsito de Natal”, diz.

A utilização do celular pelo motorista se configura como uma infração recorrente em todo o país. A prática motivou o Governo Federal a fazer campanhas educativas de conscientização através do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada).  A campanha denominada “Trânsito sem celular, Atenda esse chamado. Seja você a mudança no trânsito” vai ser veiculada em várias mídias, combatendo o hábito de utilizar o aparelho celular no trânsito.

Desde outubro de 2010, o Brasil tem mais celulares que pessoas. Atualmente, para cada 100 habitantes no país, há aproximadamente 135 celulares, e esses números se refletem em várias áreas, mas mais especificamente no trânsito.

G1-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário