A operadora Claro foi a que registrou o maior número de reclamações em
julho, com 31 queixas por grupo de mil usuários. A informação foi dada
nesta sexta-feira (22), pela Agência Nacional de Telecomunicações
(Anatel), ao divulgar a avaliação trimestral do Plano Nacional de Ação
de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal, de maio a julho de
2013.
Segundo a Agência Brasil, as demais operadoras registraram índices
de reclamação dentro da meta de dez reclamações: Vivo (10), Oi (9) e
Tim (6). Os principais motivos das reclamações apresentadas contra as
operadoras são cobrança, 25%; promoções, 14%; serviços adicionais, 11%;
cartão pré-pago, 11%; rede, 11%; atendimento, 7%; área de cobertura, 4%;
planos de serviço, 4%; habilitação, 4%. Segundo a Anatel, as operadoras
realizaram até julho, 47% do total de R$ 31,8 bilhões em investimentos
para o período de 2012 a 2014, previstos no Plano Nacional de Ação de
Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal. A Tim se comprometeu com
um valor maior de investimento, R$ 10,8 bilhões, sendo que o valor
inicial era R$ 9,5 bilhões.
A Oi já desembolsou 35% em relação ao total
previsto de 5,4 bilhões. A Claro se comprometeu em investir R$ 8,2
bilhões, tendo realizado 51% até julho. A Vivo previu investir R$ 7,1
bilhões, e já aplicou 55% do total. O restante do investimento ficou por
conta da CTBC (R$ 36 milhões) e da Sercomtel (R$ 10 milhões) que
executaram, respectivamente, 70% e 40% do investimento. O investimento
está voltado para o aumento da capacidade das redes de serviços, com a
expectativa de uma possível migração de usuários para a rede 3G.
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