Identificar os principais aspectos
que garantem a qualidade das escolas das redes municipal e estadual do
Rio Grande do Norte, assim como os principais problemas que comprometem
um melhor desempenho das instituições de ensino localizadas na capital
potiguar. Esses são os principais objetivos da pesquisa que ouviu os
gestores das escolas e foi realizada pelo Observatório da Educação do
RN, um projeto desenvolvido em parceria pelo Instituto de
Desenvolvimento da Educação (IDE) e o Sindicato das Indústrias de
Construção Civil (Sinduscon/RN).
O
estudo buscou dar sentido aos resultados do Índice de Desenvolvimento
da Educação Básica (IDEB), divulgados pelo INEP/MEC, ainda no ano de
2011, e mapeou as escolas estaduais e municipais do Rio Grande do Norte
que atingiram médias a partir de 5,0 e as escolas estaduais e
municipais, localizadas em Natal, com médias 3,0 e menos. “Aprendermos
com as escolas que alcançaram índices mais altos e também com aquelas
com índices mais baixos é fundamental para a promoção de políticas
públicas que fortaleçam todas as escolas. Sabermos o que os gestores
identificam como pontos fortes e também os problemas que enfrentam, é
valioso”, afirma a diretora executiva do IDE e coordenadora do estudo,
Cláudia Santa Rosa.
Fonte: Marcos Dantas
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