Todo internauta sabe, ou deveria saber a essa altura, que sua
atividade on-line é monitorada por lojas e anunciantes. Páginas visitadas,
cliques, pesquisas, tudo é usado para entender um comportamento e exibir o
anúncio certeiro -e assim, claro, aumentar as vendas.
A startup brasileira Gauzz
quer dar o mesmo poder às lojas físicas tradicionais, implementando sensores
que rastreiam por onde os clientes andam e o que fazem quando estão comprando.
O sistema usa sensores
para registrar a passagem de qualquer smartphone que esteja com o wi-fi ligado
-mesmo que ele não esteja conectado a uma rede.
Os dados dão origem a
estatísticas que permitem ao lojista ver informações como o tempo médio que os
clientes passam dentro da loja, qual a seção mais visitada, quantas vezes por
semana um consumidor volta, entre outros.
Nos EUA, a Nordstrom,
tradicional rede de varejo, testou secretamente por meses um sistema similar.
Quando a iniciativa se tornou pública, gerou críticas sobre privacidade.
Folha
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