sábado, 16 de novembro de 2013

Santos comemora os 50 anos da conquista do bi mundial de futebol



Há exatos 50 anos o Santos se tornava o primeiro clube bicampeão mundial. O título conquistado sobre o Milan, após três partidas épicas, até hoje é motivo de muito orgulho e alguma controvérsia. Mesmo sem contar com Pelé, que se lesionou após a derrota no primeiro compromisso contra o time italiano, os santistas se superaram em campo e conseguiram levar a taça para a Vila Belmiro. Para relembrar este histórico episódio, o Goal entrevistou grandes nomes daqueles dois times: o santista José Macia, o Pepe, e oatacante Amarildo, que na época defendia as cores do Milan. 

O primeiro jogo: derrota santista e lesão de Pelé


O mundo era bem diferente naquela época, e a comunicação tinha muito mais fronteiras do que atualmente. No entanto, Pepe diz que, apesar de saberem relativamente pouco sobre o adversário, as excursões feitas pelo Santos ajudavam a aumentar o conhecimento em relação aos clubes europeus. “Sabíamos muito pouco (sobre o Milan), mas a partir de 1958, após o Brasil ser campeão mundial, nós sempre íamos jogar na Europa. Jogávamos contra o Milan, Real Madrid, Internazionale. Tínhamos uma base boa, assim como eles conheciam o Santos”, diz o ex-camisa 11.


Destaque na conquista da Copa do Mundo de 1962 com o Brasil, Amarildo foi contratado pelo Milan no ano seguinte e concorda com a avaliação do ponta santista: “O Santos, junto com o Botafogo, já era conhecido no mundo todo. Os dois viajavam duas ou três vezes por ano para a Europa. Os italianos já conheciam mesmo. Eram jogadores de seleção. Eram perguntas pouco feitas (pelos jogadores do Milan). Sabíamos que enfrentaríamos um grande time, um dos melhores da história.” (Tribuna)

Nenhum comentário:

Postar um comentário