sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Infecção do HIV é causada por inflamação e explosão celular

Infecção do HIV é causada por inflamação e explosão celularEstudos realizados no Instituto Gladstone, nos EUA, revelaram que a destruição do sistema de defesa do organismo de infectados pelo HIV é causada por um processo inflamatório seguido por uma forma "explosiva" de morte celular. O resultado foi de duas pesquisas publicadas nas revistas "Nature" e "Science". Feitos pelo laboratório liderado pelo pesquisador Warner Greene, os estudos afirmam ter desvendando pela primeira vez os caminhos químicos exatos que levam a reações responsáveis pela morte da maior parte das células de defesa CD4, linfócitos que são o alvo do HIV. 
 
As pesquisam propõem que um anti-inflamatório, já está em testes com humanos para tratar psoríase e epilepsia seja avaliado em pessoas com HIV, para evitar que suas células de defesa CD4 morram.  Diferentemente do que se possa pensar, só uma minoria das células CD4 morre devido à infecção pelo vírus propriamente dita. Cerca de 95% das células que morrem acabam “se matando" após tentativas frustradas do vírus de completar seu ciclo. O "ideal" para o HIV é se ligar ao linfócito CD4 e usá-lo para produzir novas partículas virais. 
 
Porém, na maioria dos casos, o processo de replicação não se completa, o que deixa apenas restos de DNA viral na célula, o que leva à sua morte. Esse processo "explosivo" espalha o conteúdo do citoplasma da célula morta, que contém substâncias pró-inflamatórias. Elas atraem novas CD4 e o ciclo recomeça. Atualmente, as drogas do coquetel anti-HIV conseguem minimizar o processo de replicação do vírus, mas não acabam com ela completamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário