A TV Globo fechou 2013 com um
faturamento recorde de R$ 11,5 bilhões, já descontadas as comissões e
bonificações de agências de publicidade. O crescimento em relação a 2012
foi de 9,2%. Os números, obtidos com exclusividade pelo Notícias da TV,
só serão divulgados em balanço oficial em março.
Essa receita é somente das emissoras
próprias da família Marinho. Não incluem as afiliadas da rede, apenas a
participação que a Globo tem pela veiculação de publicidade nacional
nessas emissoras.
Com o resultado, a Globo deve ter
faturado sozinha mais da metade de todas as emissoras de TV do país
juntas, incluindo suas próprias afiliadas e as concorrentes. Até
novembro, segundo o Projeto Inter-Meios, que monitora os investimentos
publicitários, a televisão aberta tinha arrecadado R$ 19,370 bilhões. O
dado final de 2013 ainda não saiu, mas no mercado se projeta algo em
torno de R$ 21,5 bilhões.
O faturamento da Globo equivale a mais
de dez vezes as receitas de SBT e Record em São Paulo, principal mercado
do país. Uma outra comparação avassaladora: sozinha, a Globo fatura um
terço do que todas as empresas de mídia do país arrecadam com
publicidade, incluindo jornais, revistas, TV por assinatura, rádios e
internet.
O crescimento da Globo foi em linha com o
mercado de televisão. Até novembro, as TVs abertas tinham crescido
9,4%, de acordo com o Inter-Meios. Para este ano, a Globo projeta um
crescimento de 6% a 8%, mesmo com a Copa do Mundo.
UOL
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