O fato de Luiz Inácio Lula da Silva voltar a usar sua tradicional
barba é apenas um item do plano estratégico já traçado entre os petistas
neste período de pré-campanha: o ex-presidente tomará a linha de frente
dos embates públicos com os adversários até o fim da Copa do Mundo, em
meados de julho. A ideia é criar a imagem de que sua sucessora e
pré-candidata à reeleição, Dilma Rousseff, está concentrada na
administração do País e na realização do evento esportivo.
Nesse sábado (9), em Ribeirão Preto, durante um evento do
pré-candidato petista em São Paulo, Alexandre Padilha, Lula já foi para
cima do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. Além de
críticas sobre a atuação do magistrado no julgamento do mensalão, os
petistas veem Barbosa como possível adversário na sucessão de outubro.
Por ser juiz, ele poderá se desincompatibilizar do cargo e se filiar a
um partido até abril - o prazo de outros candidatos é outubro do ano
anterior, pelo menos 12 meses antes do 1.º turno. “Se quer fazer
política, entre para um partido. Mostre a cara”, disse o ex-presidente.
Além de rodar o Brasil fazendo campanha para os candidatos petistas a
governos estaduais, como já fez no fim de semana com Padilha, Lula vai
usar a internet para travar a disputa política em torno de temas
espinhosos para o PT, como a defesa da gestão Fernando Haddad na capital
paulista, o desempenho da economia, a regulação da grande mídia, o
combate à corrupção, a reforma política e a própria Copa do Mundo.
Nos primeiros meses, por causa de algumas viagens internacionais as
ações vão se concentrar no Sudeste. Na próxima sexta-feira (14), ele
deve participar de um evento com Fernando Pimentel, ministro do
Desenvolvimento, que lançará sua pré-candidatura do PT ao governo de
Minas.A prioridade do ex-presidente são os cinco maiores colégios
eleitorais do País: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande
do Sul e Bahia.
A estratégia da pré-campanha foi definida em duas reuniões. A que
decidiu o papel de Dilma foi em Brasília e a segunda, que discutiu o uso
da internet, na sede do Instituto Lula, em São Paulo.
Segundo um colaborador do ex-presidente, ele não deixou a barba
crescer à toa, e sim por um aspecto simbólico. Lula, que tirou a barba
durante o tratamento de câncer na laringe em 2011, vinha usando apenas
bigode, como é menos conhecido.
ESTREIAS- Desde o início do ano Lula já publicou
três vídeos para falar sobre a campanha das Diretas Já (e reforma
política), internet (e regulação da mídia) e combate à fome (e programas
do governo) em sua página no Facebook, que ultrapassou a marca de 500
mil seguidores.As mensagens são produzidas no próprio Instituto Lula mas
a equipe de comunicação trabalha com o projeto de um canal de vídeos a
partir de maio.
O ex-presidente também deve aumentar o número de entrevistas a
jornais regionais. Na sexta-feira (7) o diário A Cidade, de Ribeirão
Preto, publicou uma delas na qual Lula faz elogios a Haddad e defende o
ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci.
Segundo petistas, a Copa do Mundo é o “último solavanco” antes da
reta final da campanha eleitoral. Por isso, até julho a presidente deve
manter no governo nomes cotados para a coordenação da campanha, como os
ministros Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência) e José
Eduardo Cardozo (Justiça).
Até agora, os únicos nomes definidos para integrar a campanha são os
do presidente do PT, Rui Falcão, o deputado estadual Edinho Silva
(PT-SP), o chefe de gabinete de Dilma, Giles Azevedo, o publicitário
João Santana e o jornalista Franklin Martins.
Fonte: Agência Estado
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