sexta-feira, 4 de abril de 2014

Fim de missão de Brasil no Haiti pode ser antecipado



Prestes a completar 10 anos de existência, a Missão de Paz das Nações Unidos no Haiti vive um momento de consolidação e pode ter a fase final adiantada pelo Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas). A declaração foi dada pela representante da entidade para o Haiti, Sandra Honoré. Ela participou da condecoração dos 1.450 soldados do 19º contingente do Brasil no país caribenho.

Segundo Sandra, o fortalecimento da Polícia Nacional do Haiti está em andamento e o efetivo, que era de 5 mil há 10 anos, já passou para 11 mil. O objetivo é que até 2016, quando termina o atual mandato da Minustah – órgão da ONU para estabilização do país –, o efetivo chegue ao objetivo de 15 mil homens.


Desde o início, o comando militar da Missão de Paz é de responsabilidade do Brasil.  O atual comandante, general José Luiz Jaborandy Junior, destacou a redução dos índices de criminalidade no Haiti, mas disse que teme um retrocesso da situação caso a retirada das tropas não seja feita da forma adequada e acompanhada do maior fortalecimento das instituições haitianas.

Blog do Seridó 

Nenhum comentário:

Postar um comentário