quarta-feira, 23 de abril de 2014

Mais de 40% dos potiguares não enviaram a declaração do Imposto de Renda

(Foto: Alberto Leandro)Mais de 143 mil potiguares ainda não declararam o Imposto de Renda. Até às 14h30 desta quarta-feira (23), 144.058 mil declarações foram enviadas para a Receita Federal, o que representa 53% do total esperado pela delegacia da Receita no Rio Grande do Norte.

O auditor fiscal da Receita Federal no RN, Silvio Moreira de Almeida, comentou que o número de envios está seguindo os anos anteriores, com crescimento gradativo com o passar dos dias. “No último dia é esperado que 12% das declarações sejam enviadas, sendo parecido com os anos anteriores”, relatou.
Silvio Almeida afirmou que a tradição do brasileiro de deixar tudo para a última hora também se emprega no envio das declarações. Porém, ele alertou que os declarantes devem enviar o documento antes do prazo de entrega no dia 30 de abril.

“A Receita Federal orienta que os potiguares não deixem para o último segundo. Enviar pelo menos até a manhã do dia 30 de abril, para que nenhum imprevisto aconteça. Porque transmitir no último dia pode terminar tendo prejuízo, a pessoa fica mais propenso ao erro e acarretando problemas futuros”, argumentou o auditor. Silvio acrescenta que “não tem motivo que justifique” a demora da entrega da declaração.


A declaração pode ser feita pelo programa gerador do Imposto de Renda disponível no site da Receita Federal ou pelo aplicativo para dispositivos móveis, smartphones e tablets. Além disso, os contribuintes com certificado digital podem ter acesso à declaração pré-preenchida, onde o arquivo do ano anterior é importado para o programa gerador da declaração. O auditor fiscal garante que não foi relatado nenhum problema com as ferramentas eletrônicas.

Quem perder o prazo de envio da declaração pode fazer a entrega em até cinco anos. Para isso, pagará multa que pode chegar a 20% do imposto devido na declaração.

“O contribuinte pode entregar depois e o valor da multa é variável com o tempo. Vai de 1% ao mês até 20% do imposto devido na declaração. O valor mínimo é de R$ 165,64. E pode entregar à Receita até cinco anos depois”, explicou Silvio Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário