quinta-feira, 17 de abril de 2014

Unidade móvel da Funasa realiza análises de água em Caicó e Jardim Seridó


Com laboratório móvel foram coletadas amostras de água de Estações de Tratamento (Foto: Suest/RN)
A Funasa, por meio da Superintendência Estadual no Rio Grande do Norte (Suest/RN), levou a Unidade Regional de Apoio ao Controle da Qualidade da Água (URCQA) para realizar análise da água consumida pela população aos municípios de Caicó e Jardim do Seridó em março.

O evento foi realizado por equipe técnica do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam) com o objetivo de atender às solicitação dos municípios e do Ministério Público, em razão dos baixos níveis da água dos mananciais que abastecem as cidades, em consequência da prolongada estiagem que castiga a região.
 
Nas localidades, os técnicos realizaram coleta da água “bruta” e tratada nas Estações de Tratamento (ETA), de onde a água é distribuída à população; e ainda, nos pontos mais distantes da ETA para aferir a concentração de cloro residual nas pontas de rede. Além do teor de cloro livre, os técnicos analisaram o pH, a condutividade, temperatura, sólidos totais dissolvidos (STD), salinidade, cor, turbidez, coliformes totais e E.coli, dentre outros.

Os trabalhos foram viabilizados pela Unidade Móvel de Apoio ao Controle da Qualidade da Água (UMCQA), possibilitando o processamento imediato das amostras e lançamento dos resultados, com exceção das análises bacteriológicas que necessitam de incubação por, no mínimo, 24 horas.

Segundo a coordenadora dos trabalhos, a farmacêutica bioquímica da Suest/RN, Isaura Medeiros, o resultado das análises será encaminhado aos gestores municipais, Ministério Público, Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte(Caern) e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap

Nenhum comentário:

Postar um comentário