Pela primeira vez na história, as vendas de tablets superaram as de
notebooks no Brasil. Pelo menos é o que diz um levantamento feito pela
consultoria IDC Brasil: no quarto trimestre de 2013, foram vendidos 3
milhões de tablets no País – 800 mil unidades a mais que o número de
notebooks comercializados no território nacional no período. Em
comparação com o mesmo período de 2012, o crescimento foi de 149%.
No total, segundo o IDC, foram vendidos 8,4 milhões de tablets em
2013, em crescimento de 157% em comparação a 2012. “É um resultado
inédito para o setor”, diz o analista de mercado Pedro Hagge, da IDC
Brasil. Para ele, a força das vendas mostra sazonalidade do mercado, mas
que não pode ser atribuído apenas às vendas de Natal. “É certo que o
Black Friday veio para ficar”, diz ele.
Segundo o analista da IDC Brasil, além do preço atrativo, outro fator
que justifica esse sucesso nas vendas de tablets é a diversidade de
públicos que este produto atende. “Os aparelhos customizados para o
público infantil, por exemplo, vêm ganhando forte espaço no segmento,
assim como os modelos desenhados para atender os projetos de educação e
governo”, conclui Hagge.
Computadores
Em levantamento divulgado na última sexta-feira, a IDC apontou que,
em contrapartida, as vendas de computadores diminuíram 10% no País no
último ano, refletindo a preferência dos consumidores brasileiros por
tablets e smartphones. “Os consumidores estão buscando opções mais
econômicas e que, em muitos casos, figuram ao usuário uma alternativa
para consumo e interação”, disse Hagge.
Fonte: Estadão
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