terça-feira, 5 de agosto de 2014

Olimpíada repete atraso da Copa e tem 5% de projetos prontos a 2 anos do início


Rio-2016 tem obras em andamento, mas o custo final do evento segue indefinidoA Olimpíada de 2016 ruma para ter uma organização bem parecida com a do Mundial da Fifa. Faltando exatamente dois anos para o início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o evento tem o mesmo percentual de obras concluídas que a Copa tinha dois anos antes de começar: 5%.

Isso é o que consta dos últimos relatórios oficiais e públicos de monitoramento da preparação para a Olimpíada. A última versão da Matriz de Responsabilidade Olímpica, divulgada na semana passada, e o Plano de Políticas Públicas dos Jogos, apresentado em maio, contêm 79 projetos para a Rio-2016. Desses, quatro estão oficialmente concluídos (5,06% do total): elaboração de projetos para arenas, construção do Parque dos Atletas, reforma do Sambódromo e a construção de arquibancadas para o local.

Os dois documentos citados acima foram elaborados pela Prefeitura do Rio de Janeiro, governo do Estado e governo federal visando à Olimpíada. Juntos, eles dão um panorama de tudo que o setor público precisa fazer ou pretende viabilizar para que os Jogos de 2016 sejam bem sucedidos e beneficiem conforme o prometido a população da cidade.

Com esse mesmo objetivo, governos envolvidos na Copa do Mundo de 2014 elaboraram a Matriz de Responsabilidade do Mundial. Em maio de 2012, faltando pouco mais de dois anos para o início do torneio, o documento continha 101 projetos relacionados com o Mundial. Desses, só cinco estavam concluídos na época (4,95% do total). Os cinco eram reformas parciais em aeroportos de cidades-sede: Cuiabá, Porto Alegre, São Paulo (2 projetos) e Campinas.

Os números foram divulgados em balanço do andamento dos projetos para o Mundial produzido pelo Ministério do Esporte. Segundo esse balanço, 55 das obras listadas na matriz estavam em execução (54%) e outras 41 nem haviam sido iniciadas (40%).

A exatos dois anos para o início da Olimpíada, o Rio de Janeiro tem 53 projetos em execução (67%) e outros 22 ainda parados (28%). Dentre os projetos que ainda não começaram, estão as reformas em arenas construídas para os Jogos Pan-Americanos de 2007 que precisarão de adaptação para os Jogos de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário