quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Brasil: Preço de imóveis continua subindo, mas com menos força

O preço dos imóveis continua subindo no Brasil, mas esse ritmo é cada vez menor, segundo o índice FipeZap divulgado nesta quarta-feira (5). Considerando a variação acumulada dos últimos 12 meses (outubro de 2013 a outubro de 2014), a variação é de 8,23%. Embora o valor seja superior à inflação oficial do período (calculada em 6,75% para setembro), os dados mostram que, pelo 11º mês consecutivo, há queda no índice.

Calculado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), o índice acompanha o preço médio do metro quadrado de apartamentos prontos em 20 municípios brasileiros com base em anúncios da internet.

De acordo com a Fipe, “esse resultado reforça a tendência de desaceleração dos preços dos imóveis no País”.

Na comparação com setembro de 2014, a variação do Índice FipeZap Ampliado foi de 0,45%. Esse valor é menor do que a variação do IPCA de 0,50% esperada para o mês — ou seja, outubro registrou uma queda de preços dos imóveis em termos reais.

Nesse quesito, os destaques foram São Paulo (0,30%) e Rio de Janeiro (0,35%), que registraram a menor variação mensal desde o início da série histórica, em 2008. Além dessas, em outras cinco cidades a variação do preço médio do metro quadrado foi menor do que a variação esperada da inflação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário