quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Feira do Empreendedor capacita 8,4 mil potiguares em quatro dias

Foram 21 mil visitas em quatro dias de evento (Foto: Wellington Rocha)

A realização da Feira do Empreendedor no Rio Grande do Norte foi responsável por atrair um público superior a 21 mil visitantes, que, durante quatro dias (de 12 a 15 de novembro), levou capacitação, informação, orientação, ideias de negócios e formalização aos empreendedores potiguares. Estruturada na Arena das Dunas, a feira superou a maioria das metas estabelecidas e já está sendo classificada como o maior evento empresarial já ocorrido no estado.

A Feira do Empreendedor foi determinante para quem pensa em um dia abrir uma empresa. Como a jornalista Tuiza Barreto, que participou de palestras e vislumbrou ideias para futuros negócios. “Foi muito importante para mim que penso em um dia ser empreendedora. Me esclareceu bastante sobre atendimento, tendências do mercado, as exigências dos consumidores e foco no cliente. Abriu os horizontes e me fez despertar para pequenos detalhes que são fundamentais na hora de se ter um negócio”, diz.

Assim como a futura empreendedora, outras 8,4 mil pessoas – entre empresários, universitários e potenciais empreendedores – também foram capacitadas no evento. Elas participaram de palestras, seminários, oficinas e assistiram a filmes seguidos de debates no Cine Empreendedor, montado no evento.

A concepção da feira superou as expectativas em diversos aspectos. Um deles foi a transmissão de informações nos espaços do evento, que somaram 49,4 mil atendimentos, quando a meta era 20 mil. Outro destaque foi a parte de orientação empresarial, que recebeu um público muito acima do esperado. Os 14 guichês disponíveis no espaço não paravam de receber gente em busca de formalização, tirar dúvidas acerca da abertura de empresas ou à procura de dicas para melhorar o negócio. No total, foram realizados 1.602 atendimentos e 112 formalizações como Microempreendedor Individual (MEI). Sondagem realizada entre os participantes da feira indica que 99% ficaram satisfeitos com o evento.

Além de capacitação e informação, uma das marcas da Feira do Empreendedor 2014 foi a perspectivas de novos negócios com a aproximação de empresas de pequeno porte de grandes instituições públicas com a realização da Rodada de Negócios de Compras Governamentais. Os empreendedores também puderam ter acesso a informações sobre linhas de financiamento dos principais agentes financeiros com as quatro Rodadas de Negócios de Serviços de Crédito. No total, 280 empreendedores participaram das cinco rodadas de negócios programadas para o evento.

Entre as inovações desse ano que contribuíram para o sucesso do evento, destaca-se a pesquisa da Fábrica de Idéias, que identificou tendências e oportunidades de negócios para pequenas empresas em 38 municípios do estado, além da capital. O material também está disponível no site do Sebrae pelo endereço http://www.rn.sebrae.com.br/o-que-o-sebrae-oferece/estudos-e-pesquisas/tendencias-e-oportunidades/fabrica-de-ideias.

A sétima edição da Feira do Empreendedor teve como tema o tema Cidade Empreendedora, e trouxe alguns modelos de empreendimento tidos como ideais ou inovadores para uma padaria, um mercadinho, um salão de beleza e uma loja de roupas. Os espaços, chamados de negócios-conceito, apresentavam aos visitantes as últimas tendências nos tipos de negócios, além de oferecerem uma visita guiada a cada ambiente. O evento é bienal e, nesse período, acontece em todos os 26 estados, promovendo um circuito de empreendedorismo em todo o Brasil.  (Por Agência Sebrae)

Nenhum comentário:

Postar um comentário