A realização da Feira do Empreendedor no Rio Grande do Norte foi
responsável por atrair um público superior a 21 mil visitantes, que,
durante quatro dias (de 12 a 15 de novembro), levou capacitação,
informação, orientação, ideias de negócios e formalização aos
empreendedores potiguares. Estruturada na Arena das Dunas, a feira
superou a maioria das metas estabelecidas e já está sendo classificada
como o maior evento empresarial já ocorrido no estado.
A Feira do Empreendedor foi determinante para quem pensa em um dia
abrir uma empresa. Como a jornalista Tuiza Barreto, que participou de
palestras e vislumbrou ideias para futuros negócios. “Foi muito
importante para mim que penso em um dia ser empreendedora. Me esclareceu
bastante sobre atendimento, tendências do mercado, as exigências dos
consumidores e foco no cliente. Abriu os horizontes e me fez despertar
para pequenos detalhes que são fundamentais na hora de se ter um
negócio”, diz.
Assim como a futura empreendedora, outras 8,4 mil pessoas – entre
empresários, universitários e potenciais empreendedores – também foram
capacitadas no evento. Elas participaram de palestras, seminários,
oficinas e assistiram a filmes seguidos de debates no Cine Empreendedor,
montado no evento.
A concepção da feira superou as expectativas em diversos aspectos. Um
deles foi a transmissão de informações nos espaços do evento, que
somaram 49,4 mil atendimentos, quando a meta era 20 mil. Outro destaque
foi a parte de orientação empresarial, que recebeu um público muito
acima do esperado. Os 14 guichês disponíveis no espaço não paravam de
receber gente em busca de formalização, tirar dúvidas acerca da abertura
de empresas ou à procura de dicas para melhorar o negócio. No total,
foram realizados 1.602 atendimentos e 112 formalizações como
Microempreendedor Individual (MEI). Sondagem realizada entre os
participantes da feira indica que 99% ficaram satisfeitos com o evento.
Entre as inovações desse ano que contribuíram para o sucesso do
evento, destaca-se a pesquisa da Fábrica de Idéias, que identificou
tendências e oportunidades de negócios para pequenas empresas em 38
municípios do estado, além da capital. O material também está disponível
no site do Sebrae pelo endereço
http://www.rn.sebrae.com.br/o-que-o-sebrae-oferece/estudos-e-pesquisas/tendencias-e-oportunidades/fabrica-de-ideias.
A sétima edição da Feira do Empreendedor teve como tema o tema Cidade
Empreendedora, e trouxe alguns modelos de empreendimento tidos como
ideais ou inovadores para uma padaria, um mercadinho, um salão de beleza
e uma loja de roupas. Os espaços, chamados de negócios-conceito,
apresentavam aos visitantes as últimas tendências nos tipos de negócios,
além de oferecerem uma visita guiada a cada ambiente. O evento é bienal
e, nesse período, acontece em todos os 26 estados, promovendo um
circuito de empreendedorismo em todo o Brasil. (Por Agência Sebrae)
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