sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Mercado imobiliário do RN tem boas expectativas para 2015

Gerente regional da Cyrela fala sobre expectativa para 2015 (Foto: Rafael Barbosa/G1)O mercado imobiliário de Natal tem boas projeções para este ano de 2015. O ano passado foi um período em que se encontrou mais dificuldades no setor, em virtude, principalmente, da Copa do Mundo e do período das eleições. A expectativa das construtoras era de que o mundial trouxesse bons frutos para o mercado, porém todas foram surpreendidas com o efeito contrário.

Sem acontecimentos que travem as vendas e com grande possibilidade de crescimento em Natal e na região Metropolitana, 2015 promete ser um ano melhor que 2014 para a construção civil. É o que avalia Renée Silveira, gerente regional da Cyrela Plano & Plano. “Apesar de ainda ser uma incógnita, acreditamos que será um bom ano”, afirma. Mesmo com os obstáculos encontrados no ano passado, a empresa que ela representa ainda conseguiu atingir um crescimento de 30% nas vendas brutas em relação a 2013.

Renée Silveira diz que o mercado do Rio Grande do Norte é bom e ainda tem grande possibilidade de expansão. Segundo ela, a realidade de estoque de unidades tem diminuído no nosso estado e dado fluidez ao negócio imobiliário. A gerente regional da Cyrela conta que os construtores estão fazendo estudos de mercado para lançar, inclusive, novos empreendimentos.

Renée Silveira explica que o boom imobiliário vivenciado pela capital potiguar entre 2005 e 2012 fez com que se acumulassem unidades numa espécie de reserva. Renée lembra que até 2005 se construía pouco mais de mil unidades em Natal por ano e que em 2010 este número chegou a 10 mil. O crescimento se deu em virtude das facilitações para o comprador, através das medidas do Governo Federal.

“Hoje não tem essa realidade, o estoque diminuiu muito”, garante Renée Silveira. Portanto, de acordo com a gerente regional da Cyrela Plano & Plano, a possibilidade de investimento por parte dos empresário na nossa capital é ampla. “O mercado está muito bom” reitera.

Entretanto, ela alerta que ainda há resquícios dessa realidade de unidades estocadas, o que gera a necessidade de se fazer estudos de mercado e análises para avaliar como se deve proceder no que diz respeito aos novos lançamentos. “Não existem lançamentos ainda, mas há muitas cartas na manga de incorporadores, como nós mesmos da Cyrela Plano & Plano, que aguardam a finalização desses levantamentos para pôr os projetos em prática de maneira correta”, adianta. O ano de 2015 é uma incógnita, mas vamos sem medo”, finalizou Renée.

G1-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário