quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Crianças voltam as aulas na Libéria após epidemia do ebola

Crianças voltam as aulas na Libéria após epidemia do ebolaDepois de meses sem aulas, crianças da Libéria voltaram à escola nesta última segunda-feira (16), após o surto de ebola no país. De acordo com o porta-voz do Unicef, as crianças recebem orientações de como evitar a doença. “Os jovens lavavam as mãos antes de entrar na escola e tinham a temperatura aferida. Os professores também falavam com os alunos sobre como se manterem seguros e sobre as medidas preventivas do ebola”, disse o representante do Unicef. 

O órgão das Nações Unidas tem atuado para introduzir medidas de segurança para combater a propagação do vírus do ebola, que matou mais de 9.200 pessoas em 14 meses na Libéria, em Serra Leoa e na Guiné. Os líderes dos países mais atingidos pelo ebola na África Ocidental se comprometeram no domingo (15) a erradicar o vírus até meados de abril. Serra Leoa, Guiné e Libéria registraram queda significativa da doença, comparado com o pico da epidemia, em setembro e outubro do ano passado. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tenta conter o otimismo, indicando que na Serra Leoa e na Guiné o número de novos casos de ebola tem aumentado nas duas últimas semanas. O ebola é transmitido pelo contacto direto com os fluidos corporais de uma pessoa infectada e com sintomas da doença. A Unicef e seus parceiros vão distribuir mais de 7.2 mil kits de higiene a mais de quatro mil  escolas na Libéria e dar formação sobre os protocolos de segurança para 15 mil professores e administradores escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário