segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Mesmo com chuva, três reservatórios do Paraíba do Sul têm queda de volume

As fortes chuvas registradas no Sudeste nos últimos dias não foram suficientes para mudar o panorama dos reservatórios de água do Paraíba do Sul, que abastece mais de 15 milhões de pessoas em Rio, São Paulo e Minas Gerais. A soma dos quatro principais reservatórios chegou a apenas 0,33% — na última sexta-feira estava em 0,49%. Isso indica que as represas continuam vertendo mais água do que a quantidade recebida. O reservatório de Paraibuna chegou ao patamar negativo de 0,64%, Santa Branca está com déficit de 3% e Jaguari no fim da cota útil: 1,61%. Todas essas represas possuem hidrelétricas e ficam em São Paulo.

Exceção foi o reservatório de Funil, em Itatiaia, que registrou uma leve melhora: volume de 4,55%, ante 3,79% registrado na última sexta-feira. No domingo, o governador Luiz Fernando Pezão reforçou a necessidade manter a vazão do Paraíba do Sul que chega à elevatória de Santa Cecília em 145 metros cúbicos por segundo. 

Na próxima quinta-feira, gestores se reúnem na sede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no Centro do Rio, para discutir uma possível redução da vazão que chega ao Rio. O objetivo é garantir o abastecimento até dezembro, sem que haja prejuízo a indústrias e moradias.

O Globo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário