terça-feira, 21 de julho de 2015

Nasa registra recordes de temperatura no planeta

O mês de julho deste ano registrou recordes de temperatura no leste europeu e na costa noroeste da América do Norte. Os dados são da Observatório da Terra, da Nasa. De acordo com a agência espacial americana, o calor recorde foi sentido em três continentes. A temperatura do planeta foi 0,8ºC maior que a média do período.

As áreas mais vermelhas do mapa da Nasa mostram os pontos onde o aquecimento foi maior. Em Kitzingen, na Alemanha, os termômetros de mercúrio marcaram 40,3ºC.

Na Ásia e na América do Sul, as altas temperaturas foram sentidas também, mesmo sendo inverno em boa parte do continente sul-americano. A capital do Turcomenistão, Asgabate, registrou 47,2ºC, recorde do país. A Colômbia atingiu 42,2ºC em Urumita.

O fenômeno natural El Niño é um dos responsáveis pela onda de calor na América do Norte, pois ele aquece as águas do oceano Pacífico. A estimativa dos meteorologistas é que este ano a intensidade do fenômeno seja a mais forte desde 1965.

O registro da Nasa foi feito pelo satélite Terra, que há 15 anos foi enviado ao espaço. O recorde atual de altas temperaturas do mês de julho é de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário