sábado, 28 de janeiro de 2017

Facebook começa a usar ferramenta para denunciar notícias falsas


A disseminação de notícias falsas no Facebook poderá ser denunciada pelos usuários da rede social. Ela começou a permitir que os internautas sinalizem quais posts se tratam de publicações que simulam ser notícias, mas trazem informações inverídicas. De acordo com o G1, a possibilidade de sinalizar conteúdos falsos vale, inicialmente, apenas para publicações com links externos - ou seja, não ocorre com vídeos e fotos publicados diretamente no site. 

A opção foi incluída no menu para denúncias. Além de clicar em “denunciar publicação” e ter a possibilidade de escolher entre os itens “é spam”, “acredito que não deveria estar no Facebook” e “é irritante ou desinteressante”, o usuário possui agora a opção “it’s a fake News” (isso é uma notícia falsa). Ainda segundo a publicação, até o momento, a opção de denunciar notícias falsas está disponível apenas para quem possui o inglês como linguagem principal do perfil. Depois de selecionar o novo tópico, o usuário é encaminhado para outra janela em que é possível, entre outras opções, marcar a postagem como falsa. 

Os testes feitos pelo site mostraram que as notificações não foram sinalizadas imediatamente. Apontar conteúdos aparentemente informativos mas que contenham mentiras é uma das iniciativas do Facebook para combater o avanço da desinformação na rede social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário