terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Juiz bloqueia R$ 930 mil das contas do secretário de Justiça do RN

Detento foi morto dentro da Ala de Adaptação de Alcaçuz, que já foi cenário de rebeliões e outros assassinatos (Foto: Ricardo Araújo/G1)

A Justiça do Rio Grande do Norte determinou o bloqueio de R$ 930 mil de contas pessoais do secretário estadual de Justiça e Cidadania, Júlio César de Queiroz Costa. A decisão é do juiz Marcus Vinícius Pereira Júnior, da comarca de Nísia Floresta, e determina ainda que o valor deve ser mantido bloqueado até que sejam colocadas integralmente luzes no setor de adaptação da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, a maior unidade prisional do estado. O G1 tentou falar com o secretário e com a assessoria de imprensa da Sejuc, mas as ligações não foram atendidas.

De acordo com a assessoria do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), a decisão se deu em face do descumprimento de um acordo homologado pela Justiça, firmado entre o Estado do Rio Grande do Norte e o Ministério Público Estadual, que estipulou, no dia 1º de março de 2011, um prazo de 60 dias para a colocação de luzes no Pavilhão denominado 'adaptação'.

O magistrado aponta que uma vez expirado o prazo, impõe-se o bloqueio de valores com o fim de compelir o Estado ao cumprimento do acordo estabelecido. O juiz Marcus Vinícius destaca que, ao assumir a pasta da Secretaria de Justiça e Cidadania, Júlio César de Queiroz Costa assumiu todos os ônus e bônus decorrentes do cargo de secretário. “Além disso, observou que o acordo deveria ter sido cumprido até o dia 9 de maio de 2011, mas que até o momento já passaram-se 930 dias sem que isso ocorresse”, diz a setença.

G1-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário