domingo, 20 de maio de 2018

Devedores somam quase 1 milhão no Brasil


O controle da inflação e os cortes na taxa básica de juros efetivados pelo Banco Central ao longo do ano passado e no início deste 2018 não foram suficientes para conter a escalada da inadimplência no Brasil. Dados divulgados pela Serasa Experian recentemente mostram que o número de devedores aumentou de abril de 2017 para o mesmo mês deste ano em 1,9% – saindo de 60,073 milhões para 61,235 milhões.

De mãos dadas com o cenário nacional, o quantitativo de pessoas com duas ou mais contas em aberto no Rio Grande do Norte também mostrou crescimento: de 901 mil para 979,7 mil no mesmo período. O desemprego é apontado, por especialistas, como principal causa desse fenômeno.

Além do fechamento das vagas de trabalho, contribui para o aumento da estatística dos endividados a elevada taxa de juro do cartão de crédito e cheque especial. Foi ela que levou ao registro negativo nas instituições financeiras o hoje vigilante Emanuel Roberto. Após perder o emprego, ele passou a sentir o peso do juro cobrado pelo cartão de crédito.

“Eu tinha uma dívida de R$ 100 que se transformou em R$ 3 mil. Tudo porque eu não consegui pagar o cartão de crédito depois que fiquei desempregado. Hoje, mesmo com emprego, não consigo limpar meu nome”, lamenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário