O comércio virtual no Brasil tem se
estabelecido cada vez mais como uma forma segura de realizar as compras.
Uma pesquisa nacional realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito
(SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)
mostra que nove em cada 10 consumidores virtuais (93%) estão
satisfeitos com as compras feitas pela internet.
Além disso, o estudo revela que a
primeira experiência de compra virtual ocorreu antes de 2013 para 81%
dos entrevistados ― o que indica, na visão dos economistas do SPC, que
este tipo de comprador está cada vez mais experiente.
De acordo com o levantamento, o medo de
ser enganado, ou seja, de pagar pelo produto e não receber, é cada vez
menor: só 6% dos entrevistados que evitam a compra de produtos
específicos dizem não fazer compras pela internet por terem receio de
não receber a mercadoria. E segundo os próprios entrevistados, são
várias as vantagens envolvidas numa compra online. Para 74% dos
consumidores virtuais, a comodidade de poder comprar sem sair de casa é
uma das principais vantagens da compra virtual.Já metade deles (50%)
cita o preço baixo entre os maiores benefícios. Outros 33% mencionam a
economia de tempo e 27% citaram a facilidade para comparar produtos de
marcas concorrentes.
O estudo
também revela que navegar neste ambiente já não é novidade para os
brasileiros que já compram na internet: nove em cada dez consumidores
virtuais (93%) usam a internet há, no mínimo, três anos. Os compradores
virtuais mais assíduos, em geral, são os mais escolarizados e possuem
maior renda: um em cada cinco entrevistados (23%) realizou mais de 10
compras virtuais em 2014. E nesse ambiente familiar, o internauta se
sente à vontade para escolher o site que ofereça o menor preço e a maior
qualidade: 56% dos entrevistados escolhem a loja virtual a partir de
sites que comparam preços. Já 49% deles optam pelas lojas mais
conhecidas e 40% dizem pesquisar em sites de reclamações. Dentre os
fatores que influenciam na escolha do site também foram citados o frete
grátis (23%) e as indicações de amigos, parentes e conhecidos (22%).
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