domingo, 5 de julho de 2015

Anticorpo ataca vírus do tipo 2 da dengue e evita doença em roedores

Cientistas de Singapura e dos EUA conseguiram mostrar que um anticorpo, chamado 2D22, é capaz de combater o vírus tipo 2 (DENV2) da dengue  / Foto: Fotos Publicas

Ao menos uma batalha foi vencida: cientistas de Singapura e dos EUA conseguiram mostrar que um anticorpo, chamado 2D22, é capaz de combater o vírus tipo 2 (DENV2) da dengue e sua aplicação pode até mesmo tratar (em roedores) a doença, que até hoje não tem cura (por isso os mosquitos que transmitem a dengue são combatidos ).

O trabalho científico foi publicado nesta quinta (2) na revista científica 'Science'.

Há quatro tipos de vírus da dengue DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4 e o 2D22 combate eficientemente apenas o DENV2.
O grande desafio que os pesquisadores enfrentaram foi compreender a estrutura do DENV2 peculiar em comparação aos outros tipos e descobrir como ocorre a ligação do anticorpo 2D22 a ele.

No corpo humano, o vírus está a 37ºC, no mosquito, a 25ºC, e na geladeira ficaria a 4ºC. Em cada temperatura, a organização geométrica do vírus muda, expondo ou não seu calcanhar-de-Aquiles. O anticorpo é capaz de se ligar bem ao vírus em todas essas situações e consegue tanto neutralizá-lo após a infecção quanto evitar a doença se administrado anteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário