sábado, 4 de julho de 2015

Governador solicita relatório técnico sobre morte de peixes no Castanhão, no Ceará

O governador Camilo Santana visitou, neste sábado (4), o município de Jaguaribara, a 307 quilômetros de Fortaleza, e afirmou que as medidas para minimizar os danos gerados à população pela mortandade em massa de peixes serão tomadas após a elaboração de um relatório técnico. "Para qualquer ação que eu possa tomar, enquanto Governo do Estado, junto ao Governo Federal, eu preciso de um parecer técnico mostrando as causas do ocorrido. Portanto, eu já pedi um relatório e dentro de alguns dias tomaremos todas as providências necessárias", disse.

Milhares de peixes apareceram mortos desde o último fim de semana de junho, no Açude Castanhão, na cidade.

O prejuízo com a mortandade de peixes no açude pode chegar a R$ 18 milhões. Os produtores dizem que perderam quase 100% de toda a produção de tilápia, principal renda das cidades da região. A estimativa é de que o volume de peixes mortos chegue a três mil toneladas.

O secretário de Pesca e Aquicultura do Ceará, Osmar Baquit, citou três possibilidades  de ajuda aos produtores. "Estamos aqui para solucionar esta situação. Seja solicitando o perdão de dívidas ou conseguindo a prorrogação das contas e até mesmo conquistando crédito para esses produtores", disse. A visita ao município contou com a presença do secretário estadual Dedé Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, do deputado federal José Guimarães, do deputado estadual Antônio Granja, além de prefeitos, vereadores e líderes da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário